Atividade aborda os principais conceitos para elaboração da Máscara Teatral

Classificação Indicativa: 14 anos.

Apresentação
Esta atividade do Polo Artístico-Cultural consiste na descrição e nos conceitos de elaboração da Máscara Teatral, bem como na discussão acerca de sua eficácia na atividade dos atores. A oficina cultural, coordenada pelo ator e professor Anselmo Dequero, é constituída por teoria e prática adquiridas a partir de cursos superiores e, principalmente, das experiências vivenciadas na profissão.

“Máscara Teatral” possui dois encontros presenciais (total de 8h de duração); haverá emissão de certificado emitido pelo Polo Artístico-Cultural para os participantes que concluírem até 80% do curso. As máscaras produzidas durante a atividade de formação cultural, assim como o material com a teoria básica distribuída nos encontros, serão disponibilizadas apenas no fim dos módulos.

A oficina cultural se propõe a discutir o conceito da máscara através dos tempos, percorrendo seu significado nas culturas tradicionais que a utilizaram em rituais. Desta forma, poderá demonstrar a aproximação entre o que ocorreu nas culturas tradicionais e no momento em que o material passou a ser utilizado em processos de ensaios de montagens teatrais ou mesmo em salas de aula.

Máscara Teatral
Máscara Teatral
press to zoom
Máscara Teatral
Máscara Teatral
press to zoom
Máscara Teatral
Máscara Teatral
press to zoom
Ari Moura e Cleiton Carlos.jpg
dsc01028.jpg
site_ProAc.jpg
site_DaniR.jpg
IMG_20180218_164258594.jpg
ELISEUmaHistoriaPara.jpg
20.02.19 - Santo Humor..jpg
site_ProAC.jpg
Zoroastro01

PoloAC cria grupo no Telegram para compartilhar conteúdo

Telegram.png

Receba as informações do PoloAC no Telegram. Participe do grupo e fique por dentro das atividades. Clique aqui!

Máscara Teatral Definição Básica.

A oficina cultural “Máscara Teatral” se propõe a definir teoricamente e a demonstrar praticamente o processo de elaboração de máscaras teatrais. Trata-se de um conjunto de práticas destinadas para profissionais de teatro, como atores, diretores, cenógrafos e professores de Arte Dramática e Educação Artística.

O trabalho sobre o tema é bastante complexo. A atividade cultural, no entanto, irá se limitar somente a discutir o conceito básico (principalmente aos iniciantes em artes cênicas) e demonstrar o processo de construção das máscaras (neutras e expressivas) com materiais básicos, de baixo custo e de fácil manipulação.

Esta atividade entende que o trabalho de máscara não é perigoso e pode ser considerado terapêutico devido à intensa descarga de material inconsciente despejado pelos participantes durante seus primeiros contatos com o material. Apesar da constatação, ainda não é indicada a menores de 14 anos de idade.

Máscara Teatral Programa Completo.

1º Módulo
Teoria básica sobre Máscara Teatral; confecção de máscara neutra a partir de gesso, papel jornal e papel pardo.

2º Módulo
Teoria Complementar; confecção de máscara expressiva partir de gesso, papel jornal e papel pardo.

Máscara Teatral Coordenação.

Anselmo Dequero é graduado pelo Programa Especial em Língua Portuguesa do Claretiano Centro Universitário e em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); e pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre suas diversas atividades profissionais, já atuou como repórter, editor e coordenador de Jornalismo da Rádio Bandeirantes AM, em Campinas/SP, e do Sistema Globo de Rádio (Rádio Globo e CBN), em São Paulo/SP. Também foi editor de “País” do Jornal Tribuna, de Connecticut/EUA, além de assessor de imprensa da Polícia Militar e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Também é pós-graduado em Artes pela Unicamp e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas/SP. Na rede pública estadual de ensino, atuou como professor de Artes e Língua Portuguesa, período que antecedeu sua participação como coordenador da Oficina Cultural de Araçatuba/SP.

Contato Informações.

Anselmo Dequero
anselmo@poloac.com.br

11.94520 4634 | 19.99334 8624

Para ter acesso ao press release, clique aqui.