Os (grandes) desafios diários da prática da Arte Urbana no Brasil

18.09.2017

CONTEÚDO

 

 

No Brasil, a arte urbana supostamente surgiu a partir dos anos 1970 (apesar de também haver relatos sobre esse tipo de manifestação na década anterior, principalmente associada às manifestações dos críticos do Regime Militar). A primeira vertente dessa manifestação artística foi o grafite – desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis etc.

Vale destacar que, no início (em meio às conturbadas empreitadas da Ditadura Militar), essa era uma atividade extremamente marginalizada. O “status” de destaque no mercado de arte, no entanto, surgiu somente alguns anos depois com a devida consagração de artistas no país e no mundo.

Mesmo não sendo reconhecido pela maioria, é importante lembrar a importância e a relevância do artista para a sociedade contemporânea. Artista que, mesmo tendo garantida pela Constituição o livre direito para “...se manifestar artisticamente” (Art. 5º), ainda enfrenta problemas para praticar sua atividade.


Foto: Imagem de Arquivo.

  

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!