Curta Sarau defende conscientização em benefício de artistas locais

Com o intuito de despertar o interesse do setor privado e do poder público aos artistas que atuam na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o escritor e poeta Raimundo Lonato (foto) decidiu organizar no fim de outubro o Curta Sarau. O evento, que será promovido na Câmara Municipal de Paulínia, terá entrada gratuita e contará com apresentações de dança, música, poesia e teatro.
Segundo o organizador, é preciso “despertar o olhar aos estímulos artístico-culturais” para se corrigir principalmente o total desequilíbrio na distribuição de renda às produções. “A região é conhecida em nível nacional como sendo uma das que mais arrecadam impostos. Paulínia, por exemplo, tem se destacado por sua infraestrutura, elogiada por urbanistas. Em contrapartida, os recursos financeiros destinados à cultura ainda são bastante reduzidos”, comentou.
Para Raimundo Lonato, somente grandes projetos de artistas reconhecidos nacionalmente recebem incentivos, diferente ao observado com os artistas que atuam em nível regional. “Os espetáculos apresentados no Teatro Municipal de Paulínia são visíveis na mídia nacional. Mas somente os que já possuem fama conseguem incentivos e recursos para utilizar o local”, complementou.
Por fim, reiterou o descaso e afirmou que os artistas da região sofrem a indiferença dos produtores culturais e a falta de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura local e regional. “É preciso mudar. Afinal, nosso interior é comprovadamente uma verdadeira escola de talentos”, finalizou.
SERVIÇO
Curta Sarau
Local: Câmara Municipal
Rua Carlos Pazetti, 290.
Jd. Vista Alegre – Paulínia/SP
Data: 29/10/2017
Horário: 16h
Classificação Livre