Conheça e aprenda com 10 dos principais museus da capital paulista
Contações de histórias, espetáculos teatrais, filmes, jogos, oficinas culturais e muitas brincadeiras! Os Museus de São Paulo estão equipados para oferecer aos visitantes atividades que vão muito além de seus acervos. Por isso, o Polo Artístico-Cultural separou uma lista com dez Museus em São Paulo para conhecer e aprender quando visitar a capital paulista (para ter acesso aos sites, basta clicar sobre o nome do museu). Pinacoteca A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes museus do país. Ocupa um edifício construído em 1900, sendo o mais antigo museu de arte de São Paulo. A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais de 10 mil peças que abrangem a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Museu de Arte Moderna Mais conhecido como MAM, tem função de museu e centro cultural. O local oferece exposições temporárias, restaurante com vista ao parque, loja de lembranças, ateliê, biblioteca com mais de 60 mil volumes, auditório e um dos muitos cursos ligados à sua proposta, como História da Arte, Fotografia, Desenho, Pintura, Teatro e Figurino.
Museu Afro Brasil O Museu Afro Brasil foi fundado em 23 de outubro de 2004 e tem um acervo com mais de cinco mil obras produzidas desde o século XV, que representa a cultura africana e afro-brasileira. O museu fica no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, um dos edifícios integrantes do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera, na zona sul.
Museu do Futebol O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940. Mas, desde 2008, abriga o Museu do Futebol. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.
Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) Um nome de destaque da arte contemporânea e moderna em toda América Latina, o Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) possui cerca de 10 mil obras em seu acervo. Exposições temporárias descortinam óleos, desenhos, gravuras, esculturas e trabalhos conceituais de grandes nomes do século XX, como Tarsila do Amaral, entre tantos outros.
Masp Localizado na Av. Paulista, o Museu de Arte de São Paulo é um dos mais importantes do hemisfério sul e um dos principais cartões-postais da cidade. Possui um acervo de cerca de oito mil peças, entre obras de grandes nomes da pintura nacional, como Cândido Portinari; e internacional, como Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso e Van Gogh.
Museu da Imagem e do Som Desde a sua fundação, em 29 de maio de 1970, o MIS coleta, registra e preserva os sons e imagens mais representativos da arte e cultura brasileiras. Seu acervo é uma mistura do que há de mais relevante (e inédito) em obras de cinema, vídeos, fotos e músicas com documentação histórica, seja de legados artísticos ou tradição oral.
Casa das Rosas A Casa das Rosas é um espaço dedicado às mais diversas manifestações culturais, com enfoque em poesia e literatura. No local, a liberdade artística se materializa em saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, cursos preparatórios, exposições e outros formatos que privilegiem a difusão da poesia e da arte em geral.
Museu Catavento Inaugurado em 2009, no antigo prédio do Palácio das Indústrias, o Catavento Cultural e Educacional possui mais de oito mil metros quadrados, nos quais estão dispersas cerca de 250 atrações que prometem entreter crianças, jovens e adultos de todos os gostos. O local tem como objetivo apresentar conhecimentos científicos e culturais.
Museu da Casa Brasileira O Museu da Casa Brasileira (MCB) é dedicado à temática da morada brasileira. A partir dos pilares da arquitetura e do designer, o espaço se tornou referência nacional e internacional e é responsável pela criação do Prêmio Design MCB, que incentiva a produção no segmento, e o Projeto Casas do Brasil, que busca o resgate e a preservação da memória.