Produção de Conteúdo

AG Pratique Comunicação
11.94520 4634

Revista Filme Cultura retrata papel das mulheres no audiovisual

 

A participação feminina no setor audiovisual brasileiro é tema da 63ª edição da Revista Filme Cultura, editada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) e uma das mais importantes publicações sobre cinema nacional. Em mais de 100 páginas, a revista, que tem como tema Mulheres, Câmeras e Telas, analisa a representatividade da mulher nos filmes brasileiros, a violência contra a mulher e as formas de representá-la, o cinema contemporâneo nacional e suas possibilidades no audiovisual independente.

A publicação reúne artigos, selecionados pelo Ministério da Cultura por meio de edital, e entrevistas com as cineastas Eliza Capai, que já percorreu mais de 25 países dirigindo documentários, Adélia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um filme, e Jorane Castro, referência do audiovisual paraense.

A revista também retrata a trajetória de mulheres pioneiras no cinema, entre elas Alice Guy, a mais importante realizadora da virada do século, e Carmen Santos, atriz, dona de estúdio e militante da área audiovisual.


Acesso rápido, clique aqui!

 


Sobre a Filme Cultura
A Revista Filme Cultura, que teve seu primeiro número lançado em 1966, resgata com essa edição seu importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.

No final de 2016, a SAv lançou um edital para selecionar artigos que trabalhassem o tema cinema e infância. Os textos selecionados fizeram parte da edição 62 da revista, a primeira depois de uma pausa de três anos. Essa edição buscou identificar a importância, a particularidade e o espaço que é dedicado ao segmento do audiovisual voltado para crianças no Brasil.

 

Please reload

Atualizações
Please reload