Centro de Memória do Circo resgata parte da história da arte no país

 

 

Um lugar cheio de nostalgia e o ambiente perfeito para voltar a ser criança. Localizando no Largo Paissandu, centro da capital paulista, principal referência do circo brasileiro no século XX, o Centro de Memória do Circo reconstrói, preserva e difunde a história do circo no país. As visitas podem ser feitas de quarta-feira a segunda-feira e têm entrada gratuita. É possível fazer uma visita mediada pelo acervo, com aspectos da criação de uma museologia própria para o circo.

No acervo, há coleção deixada pelas companhias e famílias circenses, com destaque para os arquivos do Circo Nerino (1913-1964) e do Circo Garcia (1928-2003). Os visitantes podem conferir a aventura do circo no Brasil por meio da exposição “Hoje Tem Espetáculo”, que mostra a história ao longo de quase duzentos anos, desde a sua chegada, no raiar do século XIX, até os dias de hoje.

O ambiente é dividido em dois espaços. No térreo, encontra-se o núcleo Artes do Circo, com destaque para as maquetes do mestre Maranhão. Na sobreloja, o espaço está organizado em duas alas: Área de Convivência, destinada a eventos, palestras e debates; e Área Expositiva, onde são apresentados os núcleos “Destaques”, homenagem a artistas que se sobressaíram no circo brasileiro, “Linha do Tempo e Saberes do Circo”, com grande maquete mostrando os processos de arquitetura, cenário, gastronomia, transporte e artes gráficas do circo.

 

 
SERVIÇO
Centro de Memória do Circo

Local: Centro Cultural Olido
Av. São João, 473.
Centro - São Paulo/SP
Aberto de segunda, quarta, quinta e sexta, das 10h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h.

Para ter acesso ao portal, clique aqui.

 

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!