Produção de Conteúdo

AG Pratique Comunicação
11.94520 4634

Pretexto Literário apresenta oficina cultural sobre Conteúdo Criativo

 

Na oficina [Conteúdo Criativo] 10 maneiras de escrever um texto espetacular e atrair leitores para você, a jornalista e escritora Daniele Ricci apresenta conceitos e alternativas para a composição de textos mais interessantes no setor cultural, que ajudarão o escritor a desenvolver suas ideias de forma objetiva e leve, motivando-o a praticar sua expressão escrita.


Os encontros têm duração de três horas e, além da teoria, os participantes contam com a prática, promovendo uma interação divertida e produtiva. A oficina integra o Projeto Pretexto Literário, desenvolvido em parceria com o Polo Artístico-Cultural de Campinas.
 

“O desejo de se expressar é inerente ao ser humano e cada pessoa busca a facilidade de seus meios para colocar em prática sua oratória. Com o advento da internet, surgiu a oportunidade de compartilhar as ideias no mundo virtual por intermédio de blogs, espécies de diários que permitem o acesso ilimitado de todas as pessoas no mundo”, disse Daniele Ricci.
 

Ao longo da última década, essa ferramenta tornou-se bastante popular e ingresso de muitas pessoas tanto na videografia como na arte literária impressa.
 

Para se ter uma ideia, o Brasil é o 4º país em número de blogueiros, atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido e Japão e à frente do Canadá. Dois dados curiosos: as mulheres lideram esse mercado da blogosfera, com 51% das posições e, diferente do que se possa imaginar, os mais jovens – que nasceram e cresceram no meio digital - não são a maioria. O grupo predominante, com 53% do total, tem entre 21 e 35 anos de idade, ou seja, são aqueles que cresceram durante a revolução dos blogs. A faixa etária entre 36 e 50 anos soma 20%.
 

“Os blogs trouxeram à tona o fenômeno dos blogueiros glam, jovens que se transformaram em celebridades virtuais ao despontarem como produtores de conteúdo para suas páginas, chamando a atenção do público, migrando para ferramentas audiovisuais, ganhando fama e seguidores na internet e, posteriormente, na TV, nos cinemas e na literatura impressa”, completou.


Embora nem sempre acumulem experiência de vida, eles têm mais do que facilidade de comunicação: somam, principalmente, a habilidade em conquistar o leitor em um formato diferenciado e próprio de conteúdo, que, na grande maioria das vezes, apresentam opiniões, mas não soluções. Por essa soma de recursos, são considerados influenciados digitais.
 

A partir dessa constatação, a oficina Conteúdo Criativo tem por finalidade discutir e apresentar 10 alternativas para a composição de textos mais interessantes, que ajudarão o escritor a desenvolver suas ideias de forma objetiva e leve, motivando-o à criação de seu blog como ferramenta para acolher a produção de novos escritos e à conquista de novos e fiéis leitores.
 


Pretexto Literário
O projeto Pretexto Literário é voltado a promover oficinas de incentivo à leitura e à escrita, durante encontros motivados pelo bem-estar das relações fora das redes sociais.

 

A proposta é que haja uma troca de ideias e informações entre os participantes, proporcionando um ambiente acolhedor e amigável. Durante as oficinas, os participantes também terão a oportunidade de trocar livros, criando uma biblioteca itinerante e integrada para promover o hábito da leitura, o conhecimento e o crescimento intelectual entre as pessoas de um mesmo núcleo.
 

As oficinas também são destinadas a atender colaboradores de empresas que necessitam oferecer uma contrapartida social à comunidade.  Neste caso, o tema a ser trabalhado é identificado pela corporação e pode ser desenvolvido de acordo com essa necessidade.
 


Daniele Ricci
Embora sua atuação no jornalismo tenha se fortalecido há 20 anos, com experiência em jornais, revistas, rádios e assessorias de comunicação para pessoas e empresas de todo porte pelo Brasil, Daniele Ricci começou sua história na Comunicação aos cinco anos, quando participava de anúncios comerciais para rádio em sua cidade, Piracicaba/SP. Criativa e apaixonada por pessoas e palavras, ela garimpava na observação cotidiana de sua profissão de repórter e como gestora de projetos sociais, de meio ambiente, educação, esportes e cultura, no comportamento de pessoas de seu convívio e nas próprias vivências, os subsídios para a elaboração de histórias, em formato de reflexões.


SERVIÇO
Oficina [Conteúdo Criativo]
10 maneiras de escrever um texto espetacular e atrair leitores para você

Daniele Ricci
daniele@poloac.com.br
Contato: 19 99735 8500


 

Please reload

Atualizações
Please reload