União lança cartilha de brincadeiras tradicionais para várias faixas etárias

 

“Corre cutia, de noite e de dia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão, caiu no chão, moça bonita do meu coração. Pode jogar? Pode! Ninguém vai olhar? Não!” A brincadeira pode parecer apenas um passatempo despretensioso, mas, quando o assunto é desenvolvimento infantil, “Corre, Cutia” é referência em exercícios que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a agilidade e a força muscular.

A recreação típica da região centro-oeste é uma das 42 atividades listadas na cartilha Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares na Primeira Infância, lançada pelo governo federal nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Brincar.

A cartilha reúne também brinquedos da cultura tradicional do Brasil para a primeira infância, divididos por faixa etária, desde o nascimento até os seis anos. Está disponível on-line neste link e na página do Programa Criança Feliz, no portal da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.

A cultura do brincar é importante e necessária não apenas para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões, mas como retrato de um patrimônio imaterial valioso, que reflete a história do Brasil.

Banco de Imagens

 


Criança Feliz
A cartilha faz parte do Programa Criança Feliz, esforço interministerial envolvendo os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Educação, e da Mulher, Família e Direitos Humanos. Participaram da construção desse guia organizações de todo o Brasil que atuam junto à cultura do brincar, além de equipes de escolas estaduais e de unidades básicas de saúde. 

 


Dia do Brincar
Brincar é um direito de toda criança, garantido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas. O Dia Mundial do Brincar (World Play Day) é celebrado em mais de 40 países. A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio. Foi celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O dia 28 de maio foi escolhido devido ao aniversário da ITLA.

 

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!