Pesquisa Cênica: ator realiza curso gratuito de Teatro de Rua em CPS

 

Com a finalidade de estimular e promover uma das mais populares e tradicionais modalidades do teatro em nível mundial, o Projeto Encrenca (Experimentos e Nuances da Cena na Rua - Estudos Nômades por Campinas) realizará de 02 de setembro a 27 de novembro, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h, um Curso Livre de Teatro de Rua. A atividade é gratuita!

As aulas, que serão promovidas na Estação Cultura de Campinas, integram um projeto de pesquisa em Teatro de Rua desenvolvido pelo ator Rafael D’Alessandro (imagem), que possui formação em Artes Cênicas pela Unicamp. “A intenção é oferecer conteúdo didático e prático a fim de ampliar esta modalidade no município. Por isso, as aulas serão dinâmicas nestes três meses”, disse.

O ator explicou que as aulas têm por intuito desenvolver o fazer teatral por meio de estudos e exercícios cênicos, físicos e rítmicos, além de jogos dramáticos que estimulem as habilidades motoras e a percepção do próprio corpo. “Haverá uma discussão conjunta sobre a importância da expressão física, sonora e do texto, bem como estudos de danças e de cantos”, completou.

De acordo com o ator, o formato proposto pelo Curso Livre de Teatro de Rua prevê a criação de um núcleo de pesquisa cênica. “O Projeto Encrenca é recente e está entrelaçado ao trabalho que realizo como ator desde 2012. A ideia inicial é criar este primeiro núcleo na região central para as pessoas conhecerem o que é o Encrenca! E, a partir desta experiência, criar núcleos pelas regiões de Campinas, oferecendo acesso gratuito ao fazer artístico para toda a comunidade”.



Teatro de Rua
O Teatro de Rua é uma modalidade produzida em espaços exteriores ao edifício teatral, preferencialmente públicos, como praças, parques e vias municipais. “Esta modalidade de teatro demanda corpos vivos, vibrantes e expressivos para atrair a atenção (e curiosidade) dos espectadores em espaços abertos. O curso pretende trazer dinâmicas que estimulem o desenvolvimento físico, rítmico e artístico dos participantes, colocando-os em contato com a rua", garantiu Rafael D’Alessandro.



Inscrição
O interessado em integrar o núcleo de pesquisa cênica deve realizar a inscrição pelo sistema on-line (clique aqui). Além dos dados pessoais, também precisa indicar os dias que pretende participar – uma ou duas vezes por semana –, descrever sua experiência em arte cênica e como ficou sabendo da iniciativa cultural. Depois, basta clicar em “enviar”, no fim do formulário, e pronto! 



SERVIÇO
Curso Livre de Teatro de Rua 

Local: Estação Cultura de Campinas
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. 
Centro – Campinas/SP
Data: de 02/09 a 27/11 (segundas e quartas) 
Horário: 19h às 22h
Classificação: A partir de 16 anos.
Gratuito 
Informações: 19 98341 1452

 

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!