Produção de Conteúdo

AG Pratique Comunicação
11.94520 4634

Cultura de Massa: Apart propõe debate sobre o marcado da produção

04/11/2019

 

No quarto programa do Apart – produzido pela Associação dos Profissionais da Cultura Artística –, Milton Mariano, Beatriz Justi e Anselmo Dequero propõem uma discussão sobre a Cultura de Massa. No podcast, os apresentadores tratam sobre o produto da chamada Indústria Cultural, que consiste em todos os tipos de expressões culturais produzidos para atingir a maioria da população.
 

Milton Mariano explica que, como expressão de resistência das camadas mais populares ao domínio da cultura erudita, a Cultura de Massa é típica das sociedades que passaram por uma mercantilização da produção cultural. “Um debate importante aos que atuam na cultura artística; um debate que mereceria uma série exclusiva a fim de esgotarmos as discussões”, afirmou.


Seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro, a cultura de massa busca padronizar e homogeneizar os produtos para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas. “Assim, tudo o que pertence à Cultura de Massa deve seguir um padrão pré-definido para o consumo imediato. No programa, questionamos algumas das definições sobre o tema”, disse Beatriz Justi.


Apart tem por finalidade levantar questões relativas ao cotidiano dos profissionais da Cultura Artística. Por esse motivo, busca temas de interesse coletivo com o intuito de instigar a discussão entre seus membros, destacou Anselmo Dequero. “A intenção é promover um grande debate. Afinal, não temos e não queremos deter as ‘verdades absolutas’ sobre os temas”, comentou. 



Disponível no Castbox | MixCloud | SoundCloud


Terceiro Programa
No programa passado, o Apart apresentou uma visão bem humorada sobre a cultura popular a partir do Halloween. Diferente dos dois primeiros podcasts, neste os apresentadores apresentaram opiniões distintas sobre o tema já disponível no Castbox, Mixcloud e Soundcloud, além do portal do Polo Artístico-Cultura (PoloAC). Para conhecer, utilize a #ProgramaApart.

 

Please reload

Atualizações
Please reload