Apart discute a importância dos espaços alternativos à cultura artística

07.11.2019

CONTEÚDO

 

Os espaços alternativos surgem como "solução viável" em relação aos grandes centros artísticos aos profissionais independentes. Este o tema do quinto podcast Apart, produzido pela Associação dos Profissionais da Cultura Artística. No programa, Anselmo Dequero, Milton Mariano e Beatriz Justi destacam os desafios dos artistas que se propõem a buscar soluções às suas atividades. 
 

De acordo com Anselmo Dequero, esses espaços alternativos podem ou não receber incentivos dos governos (federal, estaduais ou municipais) como forma de manutenção e ampliação dos “pontos de cultura”. “Na prática, discutimos se existe um diferencial desses locais que, na maioria das vezes, fogem ao considerado ‘tradicional’ pela maioria das pessoas”, complementou. 


Milton Mariano explicou que, a partir de experimentações, de proposições artísticas e de críticas não pautadas por uma agenda nos moldes institucionais, o programa instiga o debate sobre esta real condição reflexiva que atua como medida de contraponto à burocratização. “Afinal, muitos artistas independentes não possuem recursos para os aluguéis dos grandes centros”, disse.


Espaços alternativos têm a possibilidade de uma programação menos engessada e menos autoritária – segundo o podcast –, se comparada a de grandes centros artísticos. “E isso acaba favorecendo esses espaços, que passam a atuar e a disseminar conteúdos exclusivos que necessariamente não sofreriam com a censura adotada pelos que estão no poder”, concluiu Beatriz Justi.
 


Disponível no Castbox | MixCloud | SoundCloud



Quarto Programa
No programa passado, os apresentadores do Programa Apart discutiram a Cultura de Massa a partir da observação de casos e de teóricos que tratam sobre a questão. Os programas estão disponíveis no Castbox, Mixcloud e Soundcloud e no site do Polo Artístico-Cultura (PoloAC). Para ter acesso aos programas, basta utilizar a #ProgramaApart nas redes sociais.

 

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!