Produção de Conteúdo

AG Pratique Comunicação
11.94520 4634

Podcast trata sobre a importância e os desafios dos Movimentos Artísticos

10/11/2019

 

O sexto Programa Apart, produzido pela Associação dos Profissionais da Cultura Artística, apresenta um breve relato sobre a história e a importância dos Movimentos Artísticos na sociedade contemporânea. Neste programa, Beatriz Justi, Anselmo Dequero e Milton Mariano destacam as características e as ideias comuns que incentivaram os principais movimentos mundiais.
 

O primeiro movimento artístico a incorporar estas características – conforme discussão apresentada pelo programa – foi justamente o “impressionismo”. “Antes, a História da Arte tratava apenas de períodos, de escolas, de tendências ou mesmo de estilos. A formação de movimentos artísticos ocorre a partir do fim do século XIX com o impressionismo”, comentou Beatriz Justi.


O impressionismo marca a arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado uma vanguarda artística. “Os Movimentos Artísticos são aqueles que unem à tendência ou estilo em arte a filosofia ou objetivo comuns, seguido por um grupo de artistas durante um determinado período de tempo”, complementou Anselmo Dequero.


O Programa Apart, no entanto, não discute somente o impressionismo, mas as tendências modernas que podem se comparar às suas características. Neste sentido, Milton Mariano relembra atividades de artísticas independentes e as de segmentos específicos, como dança e teatro. “O impressionismo foi uma base, mas nos sentimos na obrigação de ampliar esta discussão”, disse.


Disponível no Castbox | MixCloud | SoundCloud


 

Quinto Programa
O quinto programa tratou sobre a importância e os desafios dos espaços alternativos aos profissionais da cultura artística. Todos os episódios estão no Castbox, Mixcloud e Soundcloud – três das principais plataformas de podcasts. Os programas também estão disponíveis no portal do PoloAC. Para ter acesso aos programas, basta utilizar a #ProgramaApart nas redes sociais.

 

Please reload

Atualizações
Please reload