Programa Apart debate as diversas linguagens da Arte de Rua no Brasil

14.11.2019

CONTEÚDO

 

“A Arte de Rua ou Street Art é a expressão que se refere a manifestações artísticas realizadas no espaço público, o que as difere das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.” A partir desta definição apresentada na internet, Milton Mariano, Beatriz Justi e Anselmo Dequero apresentam a sétima edição do Programa Apart.
 

Produzido pela Associação dos Profissionais da Cultura Artística, o sétimo programa propõe um debate sobre esse tema, que a princípio era entendido como movimento underground. “A Street Art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades. No programa, discutimos algumas delas”, comentou Milton Mariano.


Beatriz Justi explicou que a arte de rua não precisa de tempo, de espaço, de movimento cultural nem tampouco de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua. “E desta forma ela acaba acontecendo, nos lugares menos esperados, como nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados”, completou a apresentadora.


A principal proposição da arte urbana é justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas (equipamentos culturais: teatro, cinemas, bibliotecas, museus), para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas. “Há muita coisa interessante a nossa volta que passa despercebida”, disse Anselmo Dequero.


Disponível no Castbox | MixCloud | SoundCloud

 

 

Sexto Programa
Na edição anterior, Apart tratou sobre a história e a importância dos Movimentos Artísticos na sociedade contemporânea. Os demais episódios estão disponíveis no Castbox, Mixcloud e Soundcloud; além disso, é possível acessar o conteúdo pelo site do Polo Artístico-Cultural (PoloAC). Para ter acesso aos programas, basta utilizar a #ProgramaApart nas redes sociais.

 

Please reload

Criatividade

Blog mostra trabalho

de artistas de rua 

Nesta sessão do site, um pequeno relato do trabalho artístico a partir de imagens captadas pelas vias das nossas cidades. Confira!

Educação

Oficinas Culturais ampliam atividades artísticas

PoloAC possui cursos de formação rápida em artes cênicas (dança e teatro) e também de comunicação (cordel e fanzine). Participe!

Documentário

Trabalho mostra ato de violência contra artista 

Material produzido em 2012 relata a trajetória de Sasha Zimmer, que foi hostilizada por publicar foto com outro homem. Assista!

Comunicação

Agência possui trabalho especializado em cultura

AG Pratique atua há seis anos na promoção e na divulgação de eventos culturais. A empresa é parceira do PoloAC. Contrate!