top of page
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Espetáculo “O Poeta do Cordel” será apresentado no Festival de Inverno de Bragança Paulista

Entrada Gratuita


A desventura de um forasteiro em Exu, município na Serra do Araripe, entre Ceará e Pernambuco, ganhou destaque ao ser narrada em detalhes por Pavio, Poleiro e Poeira (Francisca), um mascate e seus assistentes do Mercadão Popular Central. Esta é a trama principal de “O Poeta do Cordel”, que será apresentado na sexta-feira (12), às 20h, no Festival de Inverno de Bragança Paulista.

O espetáculo retrata a figura de personagens da cultura popular brasileira, bastante tradicionais em uma época em que tudo parecia muito caro ou extremamente distante. “Neste cenário, Pavio, Poleiro e Poeira tornaram-se os responsáveis por levar e trazer as novidades entre as pessoas das pequenas cidades de um sertão distante e figurado”, comentou o ator e diretor Anselmo Dequero.

Entre as novidades, a mais notória de todas foi sobre um homem misterioso que escrevia seus poemas em livretos e, depois, os dependurava em cordéis. “Num dia, o tal ‘Poeta do Cordel’ – como ficou conhecido o forasteiro – ousou levar seu trabalho a Exu, mas não contava com figuras peculiares que, apesar do dinheiro, não possuíam cultura ou respeito pelos mais próximos”, disse.

“O Poeta do Cordel” é uma comédia de costumes inédita do PoloAC (Polo Artes Cênicas), com coprodução do blog Brava Gente, que une à contação de histórias um dos mais característicos e importantes gêneros da literatura brasileira. No elenco, estão Cleiton Carlos (Pavio), Anselmo Dequero (Poleiro) e Lara Oliver (Poeira). A apresentação do espetáculo será gratuita (classificação 12 anos).

A montagem recebeu o apoio cultural do deputado Edmir Chedid (União), que tem representado, junto ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa, as iniciativas instituídas pelo PoloAC e o Brava Gente no desenvolvimento e na disseminação de projetos culturais à comunidade. O parlamentar também foi o responsável pelo incentivo à produção de textos ao público LGBTQIAP+.

Imagem: Cleiton Carlos, Anselmo Dequero e Lara Oliver.

Leia Também


Produção

O espetáculo é resultado do trabalho de pesquisa cênica desenvolvido pelo PoloAC. As atividades tiveram início há dois anos com a pesquisa bibliográfica relacionada ao cordel; em 2023, os artistas atuaram em oficinas temáticas visando transformar histórias narradas em textos teatrais. “A intenção era não só conhecer, mas aprofundar neste tema”, comentou Cleiton Carlos.

Na ocasião, Lara Oliver afirmou que um dos objetivos do projeto é justamente o de fortalecer a identidade cultural ao proporcionar um espaço onde as pessoas possam se reconhecer e se ver representadas. “Afinal, encenar um espetáculo de cordel contribui para o fortalecimento da identidade nordestina, celebrando suas histórias, personagens e valores”, acrescentou a atriz.


SERVIÇO

O POETA DO CORDEL

Data: 12/07/2024

Horário: 20h

Local: Teatro Carlos Gomes

Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid

Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251

Centro - Bragança Paulista/SP

ENTRADA GRATUITA

Classificação: 12 anos Info: 11.4034 6570

Comments


bottom of page