Produção de Conteúdo

AG Pratique Comunicação
11.94520 4634

Polo Artístico-Cultural oferece "Curso Livre de Artes Cênicas - Iniciação ao Teatro"

Classificação Indicativa: 14 anos.

Clésio Andradas

Apresentação


O “Curso Livre de Artes Cênicas - Iniciação ao Teatro”, oficina cultural coordenada pelo ator e teatrólogo Roberto Isler, do Polo Artístico-Cultural, tem por intuito oferecer aos participantes – a partir de 14 anos de idade – os principais conceitos práticos e teóricos relacionados à atividade artística. Para participar, não é necessário possuir nenhuma experiência em artes cênicas.

As atividades oferecidas durante a oficina cultural irão proporcionar experiências práticas de improvisação e interpretação, além de técnicas especializadas para o corpo e a voz. Também haverá introdução para conteúdos teóricos essenciais ao teatro, como História das Artes Cênicas e o Teatro Contemporâneo Brasileiro, assim como legislação, figurino, maquiagem e cenografia.

“Iniciação ao Teatro” se propõe a oferecer as ferramentas fundamentais para estimular o potencial artístico e criativo dos participantes, que terão direito a certificados emitidos pelo Polo Artístico-Cultural. A oficina cultural é itinerante, podendo ser aplicada em qualquer local com infraestrutura básica. A duração poderá variar de dois a quatro encontros dependendo da proposta.

Iniciação ao Teatro | Definição Básica.

A palavra teatro abrange ao menos duas definições básicas, como o “imóvel”, em que se realizam os espetáculos, e a “arte específica”, transmitida ao público por meio do ator. O “imóvel”, na linguagem corrente, liga-se à ideia de edifício, local com características especiais basicamente com plateia e palco (...). Já “teatro” implica a presença física do artista, que se exibe para uma plateia. No teatro, público e ator estão um em face do outro, durante o espetáculo.

Iniciação ao Teatro | Programa Completo.

A atividade proposta pelo Polo Artístico-Cultural está fundamentada entre dois módulos: teoria e prática. No primeiro, os participantes terão acesso ao conteúdo teórico com a apresentação dos textos sobre a História das Artes Cênicas e o Teatro Contemporâneo Brasileiro (a apostila será disponibilizada para os participantes para que realizem a leitura e apontem dúvidas na oficina cultural).


Em seguida, todos terão acesso ao conteúdo prático, com destaque para a improvisação cênica e as primeiras técnicas de interpretação, além de atividades destinadas à expressão corporal e para o tratamento adequado da voz em cena. A fim de proporcionar contado com o público – e maior identificação com a arte cênica –, esta atividade também sugere aos participantes uma apresentação final (cena curta; espetáculo de curta duração) a familiares e convidados.

Iniciação ao Teatro |Coordenação.

Renato Junque

Roberto Isler realiza a atividade de formação cultural há cerca de 25 anos a partir de parceria firmada com entidades e prefeituras de municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Ator, autor e diretor teatral, Roberto Isler atuou em mais de 50 espetáculos ao longo de sua carreira artística. Nestes 30 anos de atuação, recebeu o prêmio de Melhor Texto Inédito na categoria Infantil do II Festival Nacional de Artes Cênicas e de Melhor Ator da Campanha de Popularização do Teatro de Santa Bárbara d´Oeste (duas edições). Em 2017, iniciou o Projeto Descontrole, resultado de um trabalho que desenvolveu como diretor artístico da Cia. de Teatro Xekmat, como cofundador e diretor do espaço cultural Casa Encantada e coordenador de encontros regionais e nacionais de contação de histórias; por sete anos, foi responsável pela Oficina Teatrando. Além disso, ainda é pedagogo e arte educador, tendo atuado por 10 anos como professor na rede pública municipal de ensino.

Informações.

Atualizações
Please reload

Curta e inscreva-se no canal de humor mais abençoado do Brasil

Os melhores vídeos disponíveis para você na maior e melhor plataforma do gênero em nível mundial. Clique aqui!

"Santo Humor" tem um canal exclusivo com notícias dos bastidores

Confira o cotidiano dos artistas, as curiosidades do elenco e as gravações dos vídeos para a internet. Clique aqui!

Jornalista ensina técnicas do Fanzine em oficina cultural no Polo

“Como Elaborar um Fanzine”, atividade ministrada pelo jornalista Anselmo Dequero – mestre em Educação, licenciado em Língua Portuguesa e Bacharel em Comunicação Social –, apresenta os principais conceitos sobre o Fanzine (revista de bolso) a partir de um conteúdo pedagógico desenvolvido aos interessados em conhecer um dos principais gêneros da imprensa alternativa em nível mundial. Clique aqui!

A Contação de Histórias como atividade de formação

“A Arte de Encantar”, oficina cultural realizada pelo ator e teatrólogo Roberto Isler, do Polo (Polo Artístico-Cultural), tem por intuito apresentar aos participantes toda base teórica da formação inicial aos contadores de histórias, bem como o desenvolvimento prático da atividade a partir de técnicas especializadas. Clique aqui!

Roberto Isler
roberto@poloac.com.br

19.99820 7353

Para ter acesso ao press release, clique aqui.