PoloAC integra livro sobre atividade de teatro em grupo no Estado de SP
Literatura.
A trajetória percorrida pelos artistas do PoloAC (Polo Artes Cênicas) passou a integrar o livro “Teatro de Grupo em Tempos de Ressignificação: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações Cênicas no Estado de São Paulo”, do Selo Lucias – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que é a organização responsável pelo projeto da SP Escola de Teatro.
Com cerca de 900 páginas, a publicação traz ao leitor um levantamento inédito e de impacto para pesquisadores e entusiastas do teatro; além disso, traça os perfis de mais de 330 grupos de teatro do interior – como o do PoloAC – e também do litoral do Estado de São Paulo. “Uma obra histórica que servirá como referência à comunidade”, afirmou o ator Anselmo Dequero.
Para a elaboração do livro, uma rede formada por 50 pesquisadores mobilizou artistas e grupos de todas as regiões administrativas para compor a inédita cartografia teatral desses territórios. “Esta edição conta com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias de 335 coletivos”, acrescentou o ator.
“O livro também apresenta artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores que têm esse fenômeno como objeto de estudo. Para chegar à finalização, foram quase três anos de pesquisas. E nós estamos orgulhosos de fazer parte deste trabalho que consideramos muito importante não só às artes, mas para a comunidade de uma forma geral”, finalizou Anselmo Dequero.
Para fazer download, clique aqui. (PoloAC está nas páginas 424 e 425)
PoloAC
O coletivo artístico do Polo Artes Cênicas (PoloAC) é formado por Anselmo Dequero, Cleiton Carlos, Kate Dias e Lara Oliver – todos de Campinas. Atualmente, os artistas estão em cartaz com os espetáculos “Santas S.A. (teatro besteirol), “Uma História para Elise” (tragicomédia) e “Estágios da Solidão” (drama); e, em fase de finalização, “Os Doidivanas” (teatro de costumes).
Lançamento
A publicação foi organizada por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, em parceria com Alexandre Mate, Elen Londero e Marcio Aquiles. Este é o segundo volume publicado pelo Selo Lucias sobre a produção teatral paulista; anteriormente, o selo havia publicado “Teatro de Grupo”, registro histórico com textos de 194 coletivos da Grande São Paulo (Prêmio Especial APCA 2021).
O lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira (04) na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro com a participação de organizadores, pesquisadores e artistas. No local, houve a distribuição gratuita dos exemplares para todos os presentes; em formato digital, em PDF, o livro já está disponível gratuitamente para download na página da internet do Selo Lucias.
Comments