top of page
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

contato
PoloAC | Polo Artes Cênicas
Botafogo - Campinas/SP

WhatsApp
19.98416 0818


e-mail
contato@poloac.com.br


 

Equipe do PoloAC,
CLIQUE AQUI!

 

Você sabia que é possível agendar uma visita com um dos representantes do PoloAC? Assim, poderemos apresentar nosso portfólio e discutir a melhor forma de aplicar nossos programas e projetos culturais!!!

Artistas utilizam o grafite para compor cenário urbano em Campinas


Um herói que dispara raio laser pelos olhos divide o mesmo espaço público com os demais personagens do imaginário criativo de artistas plásticos que transformaram (para melhor) a cena urbana, em Campinas/SP. Cores fortes e traços precisos deram um significado diferenciado ao amontoado de concreto de um dos pontos mais movimentados da Lagoa do Taquaral. As bases de sustentação do viaduto da Av. Júlio Prestes – que integra o corredor Norte-Sul – sobre a Av. Dr. Heitor Penteado, no Taquaral, tornaram-se uma verdadeira galeria a céu aberto. Nesta intervenção, diversos artistas plásticos utilizaram o grafite para melhor retratar suas criações. Por estarem num ambiente coletivo e público, as criações interagem diretamente com os indivíduos; provocam ainda alterações nos cenários urbanos (o Pastel do Gordinho e a tenda de água de coco ficaram bem mais interessantes). A manifestação artística é muito semelhante a do Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU-SP), na zona norte da capital paulista. Na prática – e o que considero mais interessante –, os grafites das bases de sustentação do viaduto representam o encontro da arte com a vida dos que estão numa grande metrópole, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade.

Banco de Imagens

O registro fotográfico das imagens ocorreu no sábado, 15 de junho de 2019.

Grafite O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes (existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano). Seu aparecimento na Idade Contemporânea ocorreu na década de 1970, em Nova Iorque, quando jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade.

Localização

Av. Dr. Heitor Penteado, trecho sob o viaduto da Av. Júlio Prestes.

bottom of page